O narguile é uma espécie de cachimbo de água, o qual utiliza um fumo diferenciado que mistura tabaco, melaço e frutas ou aromatizantes, mais utilizado fortemente pela cultura árabe, indiana e turca. Por meio do narguile, o tabaco é queimado e a fumaça que sobe passa por um filtro de água e é aspirada pelo fumante por meio de uma mangueira.
Os narguiles, atualmente, são utilizados por jovens entre 15 e 25 anos, e faz sucesso pela fama de ser inofensivo e pelos diversos aromas que possui. Supostamente, o filtro de água barra as toxinas maléficas ao organismo. Porém, o narguile pode ser um grande vilão em diversos aspectos.
Isso porque, em muitos casos, o narguile é a porta de entrada para a dependência e consumo de outras formas de tabaco. Além disso, a OMS há alguns anos divulgou uma nota afirmando que não existe o consumo seguro do tabaco, e que o narguile pode prejudicar até mesmo mais que o cigarro.
Confira a seguir mais informações sobre os perigos que o narguile pode causar.
Perigos que o narguile causa para a saúde

Mais perigoso que o cigarro
Segundo a Organização Mundial da Saúde, os tabacos utilizados no narguile apresentam quatro vezes mais nicotina que o cigarro, cerca de 11 vezes mais monóxido de carbono e 100 vezes mais alcatrão do que um cigarro comum. Desta forma, uma rodada de narguile é equivalente a fumar 100 cigarros.
O carvão utilizado para queimar o tabaco também é extremamente prejudicial, pois acaba sendo inalado. A brasa é colocada sobre o tabaco, que esquenta. A água, posicionada em um recipiente embaixo do tabaco, serve para resfriá-lo, gerando a fumaça. A água, portanto, não está ali para retirar as impurezas ou purificar as toxinas, e sim para resfriar o tabaco.
Transmissão de doenças
Outro problema que o narguile pode causar é a transmissão de doenças contagiosas. O narguile pode ter uma ou duas mangueiras para o fumo, e por isso, as pessoas tem de compartilhar a mangueira. Por isso, é mais fácil de propagar alguma infecção ou doença através do compartilhamento.
Portanto, evite o consumo destas substâncias e, se fizer, faça com moderação!