Um mal na vida de muitos brasileiros, a bronquite e a asma, tem sido bastante falada. Mas você sabe qual a diferença entre elas?
Asma x Bronquite saiba a diferença e tratamentos para elas

Bronquite
É uma inflamação dos brônquios (tubos que levam o oxigênio ao pulmões). E existe dois tipos:
- Aguda: Quando tem sintomas como tosse, chiado no peito e dificuldade para respirar, mas duram apenas algumas semanas. Crianças e idosos, como também pessoas alérgicas são as mais predispostas ao ataque desse vírus , bactéria ou gripe.
- Crônica: Quando esse problema permanece uma vida inteira (é contínuo). Nesse quadro engloba portadores de asma e pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), relacionada ao cigarro. Um junção entre bronquite e enfisema pulmonar.
Sinais de bronquite:
Falta de ar, irritação na garganta, pigarro contínuo, chiado no peito, dor no peito, tosse com secreção, algumas vezes até febre.
Fatores de risco:
Existem alguns fatores de risco , como o tabagismo, ambientes fechados ou poluídos, ar condicionado (resseca as vias aéreas) , estar em contato com pessoas gripadas , reações alérgicas decorrente a um cheiro forte ou poeira.
Como se prevenir:
Tomar pequenas atitudes podem fazer grandes diferenças, como por exemplo, limpar bem seu ambiente, lavar a mão com frequência, diminuindo assim o risco de bactérias e vírus entrar em contato com as vias aéreas.
Largar o cigarro, tendo em vista que ele é um dos principais responsáveis pela bronquite. Evitar cheiros fortes ou substâncias que possam levá-lo ao mal estar. Cuidar da hidratação das vias aéreas , como por exemplo fazendo inalação com soro fisiológico. Tomar a vacina contra a gripe também pode ser um grande aliado.
Procure um médico especialista e ele achará um tratamento adequado para você. Nunca se auto medique.
Asma
Vamos falar da asma agora. A asma é uma doença crônica que é causada pela inflamação das vias aéreas inferiores. Quando isso acontece, há uma constrição dos bronquíolos e o ato de respirar fica dificultoso.
A asma infelizmente não tem cura. Ou seja um individuo que nasce com essa doença, terá que fazer tratamento para viver melhor, mas ainda assim viverá com a doença.
Geralmente as pessoas confundem a asma com a bronquite, pelo fato de existir termos, como : bronquite asmática, bronquite alérgico, mas esses termos são usados em alguns casos pois o paciente desencadeia alguns fatores como tosse e falta de ar se exposto a algumas situações.
Sintomas de asma:
Dificuldade ao respirar, tosse seca, falta de ar, pulsação rápida, dor no peito, dificuldade de respirar quando faz algum tipo de exercício, aperto no tórax.
Fatores de risco:
Histórico familiar, histórico de alergias, obesidade, baixo peso no nascimento ou hábitos na gravidez.
A prevenção e o controle diário são o melhor para que a crise não se inicie. Ter uma alimentação saudável, ambiente sempre limpo, não fumar e passar longe de cheiros fortes são essências. Faça sempre consultas com seu médico especialista e tome corretamente o medicamento passado por ele.